Minerais Industriais

As rochas e os minerais industriais são matérias primas essenciais em diversos setores produtivos da indústria, sendo utilizados na metalurgia, construção civil, cerâmica, química, fertilizantes, entre outros.

Atualmente, a Divisão de Minerais Industriais - DIMINI tem focado suas ações nos chamados agregados para construção civil, que em termos de volume minerado, estão no topo da produção mineral mundial. A areia e a brita são os agregados mais consumidos no mundo, e constituem um importante indicador socioeconômico, pois estão diretamente relacionados a investimentos em habitação, saneamento, rodovias, ferrovias e hidrelétricas.

Na DIMINI, os projetos relacionados a materiais de construção civil têm como objetivo avaliar a qualidade dos agregados por meio de análises laboratoriais e ensaios tecnológicos, além de delimitar áreas potenciais para exploração destes insumos. Neste contexto, os informes minerais, aliados aos mapas de potencial mineral, possuem como desafio a identificação de jazidas de areia e brita próximas aos mercados consumidores.

Associado ao ciclo produtivo da mineração de agregados, o potencial mineral das argilas também é pesquisado para fins de classificação e adequada destinação na indústria. Basicamente, são investigados os potenciais das argilas comuns empregadas principalmente na produção de cerâmica vermelha, tais como tijolos e telhas; e das argilas especiais que são muito valorizadas na fabricação de cerâmica branca, papel, tintas, peças refratárias, etc.

Em razão do enorme potencial em geodiversidade, o Brasil possui destaque no mercado nacional e internacional de rochas ornamentais. Este setor mineral, normalmente vinculado à construção civil, recentemente tem se destacado em projetos de arquitetura, como em peças de decoração e design. Desta maneira, a DIMINI tem desenvolvido importantes projetos relacionados ao setor, o que pode ser constatado nos Informes e Atlas de Rochas Ornamentais dos Estados, nos quais constam as áreas potenciais determinadas a partir de critérios estéticos e técnicos, definidos nas rochas para fins ornamentais e de revestimento.

Principais Projetos

  • Informe de Recursos Minerais - Insumos Minerais para Construção Civil
  • Atlas de Rochas Ornamentais dos Estados

Produtos

Contato e Informações

Michel Marques Godoy
Chefe da Divisão de Minerais Industriais – DIMINI
E-mail: michel.godoy@sgb.gov.br


  • Imprimir