VI International Joint Conference RADIO destaca estudos do Serviço Geológico do Brasil

Segunda-feira, 22 de agosto de 2022

VI International Joint Conference RADIO destaca estudos do Serviço Geológico do Brasil

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) integrou o evento VI International Joint Conference RADIO (RADIO 2022) - que aconteceu em Poços de Caldas (MG). Com o tema “Novo Marco Regulatório Nuclear: Oportunidades e desafios”, a conferência teve como objetivo discutir os temas atuais de proteção radiológica, promovendo a renovação de conhecimentos por meio de conferências técnicas, mesas redondas e exposição de equipamentos técnico-científicos.

Oderson Antônio de Souza Filho apresentou o conceito do Programa de Risco de Radônio no Brasil

No dia 16, o geólogo do SGB-CPRM, Oderson Antônio de Souza Filho, que foi o representante institucional do SGB na comissão organizadora, apresentou o conceito do ‘Programa de Risco de Radônio no Brasil’, além de parceiros envolvidos, o risco do radônio para a saúde e resultados preliminares nas áreas trabalhadas. Oderson também compõe a equipe do CGA SGB-CPRM (Centro de Geociências Aplicadas).


O debate aconteceu em MInas Gerais e reuniu especialistas durante 4 dias de evento

Oderson coordenou uma mesa redonda sobre o planejamento do programa para os próximos anos, destacando, como exemplos de ações: a instalação de 475 detectores passivos de radônio em residências de 12 cidades das regiões Nordeste, Sudeste e Sul; amostragem e medições de rocha e água; parcerias com instituições do sistema que integram a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); e universidades.

Diretor apresenta novas perspectivas de mineralizações às necessidades estratégicas brasileiras de produção de urânio

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio foi um dos conferencistas, na quinta-feira (18), da mesa “Uranium production in Brazil: past, present and future”. Em sua palestra - cujo tema foi ‘Ações do Projeto Urânio Brasil e o Mapa do Potencial Mineral para Urânio em Escala Continental’ - o diretor alinhou as novas perspectivas de mineralizações às necessidades estratégicas brasileiras de produção de urânio.

O evento reuniu o VII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, o VII Congresso de Proteção contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o IX Congresso Internacional de Radioproteção Industrial e o I Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear.

A Conferência é resultado de uma parceria da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) com: a Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (SPPCR), a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), a Red de Optimización de Protección Radiológica Ocupacional en Latinoamérica y el Caribe (REPROLAM) e a Women In Nuclear Brazil (WIN-Brasil).
  • Imprimir