Projetos do SGB, que impulsionam desenvolvimento sustentável do Amapá, são apresentados na 9ª Caravana Federativa

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Projetos do SGB, que impulsionam desenvolvimento sustentável do Amapá, são apresentados na 9ª Caravana Federativa

Evento começou na quinta (2) e se encerra nesta sexta-feira (3), em Macapá, e busca aproximar entes federados e agentes municipais

Foto: SGB/Divulgação
Macapá (AP) – Na 9ª Caravana Federativa, realizada em Macapá (AP), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta ações que impulsionam o desenvolvimento sustentável do Amapá. Mais de 30 projetos elaborados no estado terão visibilidade ao longo do evento, que é promovido pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. As atividades começaram na quinta-feira (2) e se encerram nesta sexta-feira (3).

“Há mais de 50 anos, desenvolvemos projetos no Amapá, nas áreas de mapeamento geológico e de recursos minerais, levantamentos aerogeofísicos e também nas áreas de risco geológico e suscetibilidade a inundação, além da operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN)”, explica o superintendente regional de Belém (SUREG-BE), Homero Reis de Melo Júnior. O estado do Amapá está sob a jurisdição da SUREG-BE.

De acordo com o superintendente, a participação na Caravana Federativa é uma oportunidade para apresentar ao público local a importância do trabalho desenvolvido. “Estamos apresentando para os municípios, secretários de meio ambiente, secretários de obra e planejamento todos os nossos produtos e como podem apoiar o desenvolvimento sustentável do estado”.

Foto: SGB/Divulgação

Entre os projetos apresentados, está o Mapa Hidrogeológico do Amapá, lançado no final de 2023. Esse estudo apresenta informações sobre as águas subterrâneas e dá suporte para a gestão de recursos hídricos. “É um guia para a companhia de saneamento do estado para a construção de poços tubulares profundos, para abastecimento público municipal”, relata o pesquisador.


Projetos em destaque

Durante a 9ª Caravana Federativa, o público também poderá conhecer o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Amapá, que integra e consiste a cartografia do estado, servindo como base para o planejamento governamental e atividades do setor mineral. Além disso, serão compartilhadas informações sobre levantamentos geológicos básicos, o Atlas Aerogeofísico do Estado do Amapá e Cartas de Anomalias.

Os pesquisadores também apresentarão os projetos: Materiais de Construção da Região Metropolitana de Macapá; Área de Relevante Interesse Mineral: Reserva Nacional do Cobre e Associados - RENCA; e o Insumos Minerais para Agricultura e Áreas Potenciais nos Estados do Pará e Amapá.

Na área de hidrologia, o público poderá ter melhor compreensão da operação da RHN – a base para a gestão dos recursos hídricos de superfície – e conhecer o Atlas Pluviométrico do Brasil, que reúne consolida e organiza as informações sobre chuvas, obtidas na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Com os dados, o SGB contribui para dimensionar estruturas hidráulicas.

Na área de prevenção a desastres, um dos destaques são os mapeamentos de áreas de risco, que já contemplaram oito municípios do Amapá. O SGB também já entregou Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações a sete cidades amapaenses.

Para o estado, o SGB também já elaborou o A target=_blank href="https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/13678">Mapa da Geodiversidade do Estado do Amapá
, que apoia ações para planejamento territorial e uso sustentável de recursos naturais.


Caravana Federativa

O evento já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco, com o objetivo de levar atendimento, informação e a cooperação entre os entes federados. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos públicos participam das atividades.


Serviço - 9ª Caravana Federativa
Data: 2 e 3 de maio
Horário: Das 9h às 18h
Local: Parque de Exposições da Fazendinha (Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva), Macapá (AP)



Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Chuvas no Rio Grande do Sul: municípios estão acima da cota de inundação

>>Níveis dos rios sobem no Rio Grande do Sul e Serviço Geológico do Brasil intensifica alertas


>>Serviço Geológico do Brasil aponta que rios do Amazonas têm baixa probabilidade de cheias severas em 2024

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir