Pesquisadores da Sureg-PA apresentam projeto sobre potencial de Ametista e Ágata na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

Segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Pesquisadores da Sureg-PA apresentam projeto sobre potencial de Ametista e Ágata na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

O convite ao SGB-CPRM teve como principal objetivo apresentar aos vereadores as possíveis atividades minerais na região

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil - Sureg-PA foram destaque da 195ª Reunião Ordinária da União dos Legislativos da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul – ULFRO. O encontro aconteceu no último dia 9 de agosto, na sede da Assembleia Legislativa de Porto Alegre, a convite da presidência da entidade.

O convite ao SGB-CPRM teve como principal objetivo apresentar aos vereadores as possíveis atividades minerais na região. O superintendente regional, Alexandre Trevisan, participou da abertura da solenidade e reforçou o conhecimento técnico do SGB-CPRM na realização de pesquisas sobre reservas de ametista, além de apresentar as principais atribuições do SGB.

A pesquisadora em geociências, Magda Bergmann, apresentou o “Projeto Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul” aos presentes. Já o Gerente de Hidrologia, Franco Buffon, esclareceu dúvidas dos vereadores quanto à perfuração de poços e águas subterrâneas da região – incluindo itens da Legislação Básica de Recursos Hídricos.

A pesquisadora em geociências, Magda Bergmann, apresentou o “Projeto Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul” aos presentes

Também participaram do evento a Gerente de Recursos Minerais, Carla Klein, e o pesquisador Chefe de Divisão, Michel Godoy. O superintendente destacou o quanto o SGB-CPRM tem sido aliado das instituições municipais, tanto na geração de conhecimento quanto no desenvolvimento de projetos, e finalizou agradecendo o convite e se colocando à disposição para outros debates sobre os trabalhos desenvolvidos na empresa.

“Durante este evento, pude constatar que vários municípios pertencentes à ULFRO estão contemplados em algum de nossos produtos. Porém, infelizmente, a grande maioria de seus representantes presentes na reunião não tinham conhecimento deste fato. Pretendo levar à direção do SGB-CPRM uma proposta de realização de mais encontros como estes. De preferência a serem realizados na forma presencial, com nossa equipe técnica responsável pelo tema a ser abordado, no município a ser escolhido. Com isso, pretendo dar mais publicidade aos nossos produtos para a sociedade, nosso maior cliente. Assim, estamos ajudando a cumprir, na sua essência, nossa missão: gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo, de alguma forma, na melhora da qualidade de vida da população”, disse o superintendente regional de Porto Alegre, Alexandre Trevisan Chagas.

  • Imprimir