Pesquisadoras apresentam estudos relacionados à conservação do Patrimônio Geológico

Terça-feira, 23 de agosto de 2022

Pesquisadoras apresentam estudos relacionados à conservação do Patrimônio Geológico

Pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) são destaques do VI Simpósio Brasileiro do Patrimônio Geológico, que teve início nesta segunda-feira (22) e segue até sexta (26), em São Paulo (SP). Adriana Gomes de Souza, Íris Pereira Gomes, Carla Moraes e Lígia Ribeiro integram a programação do evento e abordam, em suas palestras e trabalhos, temas referentes ao conhecimento histórico e geológico dos estados do Amazonas, Ceará e São Paulo.

O pesquisador Carlos Schobbenhaus é o Presidente de Honra do Simpósio e foi homenageado na abertura do evento, que aconteceu na noite dessa segunda (22). Acesse notícia completa.

Coleção de Rochas Históricas da Amazônia

Pesquisadora cataloga importante coleção de rochas da Amazônia

Foi durante um trabalho de catalogação do acervo de rochas do Museu de Ciências da Terra (MCTer) que a pesquisadora Adriana Gomes de Souza descobriu uma valiosa coleção de rochas da Amazônia. Em sua palestra ‘Inventário e Catalogação Digital da Coleção de Rochas Museu de Ciências da Terra (MCTer) e os Primeiros Registros da Geodiversidade do Estado do Amazonas’, Adriana compartilha como foi realizado o trabalho de catalogar 163 amostras de rochas históricas coletadas por pioneiros das geociências e na exploração do território amazônico, que marcaram os estudos início do século XX.

“Essa descoberta nos permitiu vislumbrar os primeiros caminhos desses geólogos no território amazônico que era, nos primeiros 30 anos do século XX, um território bastante inóspito. A coleção é um bom exemplo de geoconservação fora do lugar de origem, que perdurou por mais de 100 anos”, avaliou Adriana. Atualmente, a coleção está catalogada, digitalmente, no acervo do MCTer.


Atrativos Geológicos e a Rica Geodiversidade do Ceará

Geóloga e pesquisadora do SGB-CPRM identificou 42 geossítios no Ceará

Íris Pereira Gomes, geóloga e pesquisadora do SGB-CPRM, ao elaborar sua tese de doutorado, identificou 42 geossítios com potencial turístico no estado do Ceará. Amplamente reconhecido pela sua biodiversidade e belas praias, o Estado também tem um grande potencial para desenvolver o geoturismo.

De acordo Íris, a rica geodiversidade é responsável pela formação de inúmeros atrativos geológicos com grande beleza cênica: “o geoturismo é uma área ainda pouco explorada. Esta vertente do turismo traz consigo a possibilidade de oferecer novas alternativas voltadas à interiorização do fluxo turístico a partir de sítios geológicos e beneficiar as comunidades do entorno”, ressaltou a pesquisadora, que irá apresentar aos participantes os métodos e materiais utilizados para elaborar a pesquisa: Dados Preliminares do Potencial Geoturístico do Ceará: do Sertão ao Litoral.

A pesquisadora irá, ainda, apresentar outro produto de sua autoria: o gibi ‘Caça ao Tesouro’, que concorre ao prêmio Jabuti 2022 e tem como objetivo divulgar o patrimônio geológico do Ceará para o Ensino Fundamental. O produto é resultado da mediação e visualização da informação científica, representado pelos programas SGBEduca e da Visualização da Informação Científica (VIC). A apresentação dos trabalhos acontece nesta nesta quarta-feira (24), de 10h20 às 12h30, e na quinta (25), das 16h30 às 18h.


Mapa de Geodiversidade da Sub-Região Leste da Região Metropolitana de São Paulo

Pesquisadoras criaram mapa da geodiversidade de municípios de SP

Elaborado pelas pesquisadoras Carla Moraes e Lígia Ribeiro, o mapa traz Informações sobre 11 municípios da sub-região metropolitana de São Paulo - em que são abordados os atrativos geoturísticos, uso e conservação do solo e a geodiversidade dos municípios da região.
  • Imprimir