Estudos para prevenção de desastres contemplam 10 municípios em maio

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Estudos para prevenção de desastres contemplam 10 municípios em maio

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil realizam trabalhos de campo em cidades do Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão e Minas Gerais

Foto: SGB/Divulgação
Brasília (DF)– Dez municípios serão contemplados, neste mês, por estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) que contribuem para a prevenção de desastres. Os trabalhos de campo começaram em 6 de maio e seguem até o dia 31 nas cidades: Alcântara (MA), Baião (PA), Cametá (PA), Palmeirina (PE), Goiana (PE), Içara (SC), Jaguaruna (SC), Betim (MG), Caeté (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Essas atividades integram o planejamento anual do SGB, inserido no Plano Plurianual 2024-2027, do governo federal. Ao longo do ano, outras cidades serão atendidas.

“Com esse trabalho, o SGB reafirma o compromisso em apoiar com informações técnicas e qualificadas municípios e estados. Estamos atuando em localidades que precisam desse suporte e iremos contribuir para tornar as cidades mais seguras para os cidadãos. Os estudos que realizamos apoiam o planejamento urbano e a gestão territorial”, ressalta o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

Na cidade de Baião (PA), foi realizado um levantamento, entre os dias 6 e 10 de maio, para mapear áreas de risco. Esse mesmo estudo será realizado nos municípios de Palmeirina (entre 6 e 17 de maio) e Betim (entre 13 e 31 de maio). O objetivo é identificar localidades que possam sofrer danos em casos de eventos extremos, como chuvas fortes.

O município de Goiana (PE) recebe, desde o dia 6 de maio, pesquisadores para elaboração da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, que indica a possibilidade de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas em toda a extensão dos municípios, inclusive nas áreas em que não há edificações com a presença de pessoas.

Esse trabalho também contemplará: Içara (SC), Jaguaruna (SC) e Cametá, entre 13 e 18 de maio; Alcântara (MA), entre 19 e 31 de maio; e Caeté (MG), de 20 a 31 de maio. O município mineiro também será atendido por estudos para elaboração de Cartas Geomorfológicas.

No Rio de Janeiro, o SGB realiza a instalação de inclinômetros na Floresta da Tijuca, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esses equipamentos, de alta tecnologia, transmitem dados em tempo real sobre variações na inclinação de encostas, permitindo monitorar trilhas para garantir mais segurança aos turistas e profissionais que atuam no parque. O trabalho de campo começou na segunda-feira (13).


Apoio técnico para implantação de aterro sanitário no Pará

O SGB também tem um importante papel nos estudos técnicos para identificar áreas favoráveis à implantação de aterros sanitários. Neste mês, serão realizados estudos, entre os dias 13 e 31, nos municípios de Óbidos e Monte Alegre, no Pará.

Essa atuação do SGB atende demandas municipais, contribuindo para promover o bem-estar da população e o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões até 2024.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>São Sebastião do Caí (RS) registra a 3ª maior cheia da história em seis meses

>>Período de estiagem começa no Pantanal com rios e chuvas abaixo da média

>>Estudo apoiará ações de enfrentamento e resposta a desastres em Porto Alegre (RS)

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir