Em um dos principais eventos globais do setor de óleo e gás, Serviço Geológico do Brasil articula parcerias

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Em um dos principais eventos globais do setor de óleo e gás, Serviço Geológico do Brasil articula parcerias

Acordo estratégico para projetos de PD&I será assinado durante a Brasil Offshore Oil & Gas Exhibition 2023, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre 24 e 26 de outubro


O Serviço Geológico do Brasil (SGB) articula parcerias estratégicas a serem firmadas durante um dos principais eventos globais do setor de óleo e gás: a Brasil Offshore Oil & Gas Exhibition 2023. Promovida no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de outubro, a exposição reúne profissionais de todo o mundo para troca de experiências sobre novas tecnologias e soluções para a produção de petróleo e gás, além de debates sobre as potencialidades do mercado.

No evento, o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, assinará Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Coppe UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), nas áreas de: energia, transição energética, recursos hídricos, geologia marinha e sustentabilidade.

“A participação no evento e a assinatura desse acordo representam o compromisso do SGB com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Sem dúvida, iremos contribuir para ampliar o conhecimento geocientífico e gerar subsídios importantes para setores produtivos”, destacou Melo.

A Coppe é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Desde o final da década de 1970, a instituição tem tido papel importante no desenvolvimento de pesquisas para viabilizar a produção de petróleo e gás em águas profundas.

Intercâmbio técnico

A exposição ocorre, no Expo Mag, dentro da programação da Conferência de Tecnologia Offshore (OTC Brasil), realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) com o tema: “Tecnologias para o Offshore Brasil Contribuindo para as Necessidades Energéticas Mundiais”. Ao longo do evento, o diretor-presidente e pesquisadores do SGB irão dialogar com outras instituições para troca de experiências.

Na quinta-feira (25), o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, participa de painel sobre Mineração Submarina, ao lado de especialistas brasileiros e estrangeiros. Esse tema tem ganhado relevância devido à necessidade da descoberta de metais para apoiar a transição energética.

Na Conferência, estarão reunidos mais de 5 mil representantes de organizações e um público estimado em mais de 15 mil participantes, entre especialistas e membros de empresas globais do setor de óleo e gás, sendo um importante espaço para negociações e para estabelecer cooperações técnicas.

Entre os temas dos painéis da OCT Brasil, estão:
• Geologia do Petróleo Aplicada à Exploração;
• Tecnologias Geofísicas Avançadas Aplicadas ao Offshore Brasileiro;
• Novas Oportunidades de Negócios para Empresas de Energia;
• Contribuições das Geociências para os Reservatórios do Pré-Sal Brasileiro.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir