Dia Mundial do Meio Ambiente: pesquisas geológicas contribuem para práticas sustentáveis na mineração

Quarta-feira, 05 de junho de 2024

Dia Mundial do Meio Ambiente: pesquisas geológicas contribuem para práticas sustentáveis na mineração

Serviço Geológico do Brasil destaca ações e compromissos para minimizar os impactos ambientais do setor


Foto: SGB/Divulgação

Brasília (DF) – No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5/6), o foco global se volta para a importância da conservação ambiental e a necessidade urgente de práticas sustentáveis em todas as esferas da sociedade. Nesse contexto, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) destaca as ações e compromissos para diminuir os impactos ambientais da mineração e promover práticas mais sustentáveis no setor.

“As pesquisas geológicas são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre o território brasileiro, contribuindo para revelar as potencialidades e orientar atividades minerais sustentáveis, que promovam o desenvolvimento econômico regional, por meio da geração de emprego e renda e de uma convivência respeitosa e transparente com comunidades locais”, ressalta o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

Um importante trabalho que o SGB realiza é o recém-lançado projeto “Estudos Multidisciplinares de Redução de Impactos da Mineração e Promoção de Circularidade no Setor Mineral do Brasil”. A partir dessa iniciativa, serão realizadas pesquisas para avaliar como os rejeitos da mineração podem ser reaproveitados na extração de subprodutos, especialmente minerais críticos necessários para a transição energética.

Outra importante iniciativa do SGB é o projeto “Avaliação do Potencial Agromineral do Brasil”, que analisa materiais disponíveis em pilhas de descartes de mineração, em especial da cadeia de agregados para a construção civil, para utilização como remineralizadores de solos, transformando o passivo ambiental em insumo agrícola. Na publicação mais recente, o Informe de Recursos Minerais "Avaliação do Potencial Agromineral do Eixo Manaus – Boa Vista" (disponível aqui), o SGB estuda rejeitos de pedreiras ao longo da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.

Com essas ações, o SGB busca contribuir para promover uma maior eficiência e sustentabilidade nas operações de mineração, criando oportunidades para novas cadeias produtivas.

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, os projetos demonstram o compromisso do Serviço Geológico do Brasil em aplicar o conhecimento geocientífico em prol de soluções que beneficiem todo o planeta. “As pesquisas geológicas têm papel fundamental ao fornecer informações precisas, que permitem a tomada de decisões mais conscientes e responsáveis na mineração. Nosso objetivo é disseminar o conhecimento geológico para fortalecer cada vez mais esse setor e promover o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais”.

Recuperação de áreas degradadas

O SGB tem ainda um importante papel na recuperação das áreas degradadas pela mineração de carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina, região que abrange as bacias hidrográficas dos rios Araranguá, Tubarão e Urussanga. Desde 2008, a empresa foi designada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para realizar ações que visem restaurar as funções ecológicas e sociais da região, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e promover um desenvolvimento sustentável.

Foto: SGB/Divulgação
Gestão Territorial

Por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, o SGB desenvolve ainda outros estudos, que geram subsídios para ordenamento territorial, identificação de áreas de risco, prevenção de catástrofes e demais ações para proteção geral do meio ambiente. Esses trabalhos fornecem aos municípios insumos técnicos importantes para o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre as ações da DHT

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir