Conexão entre Geociências e Sociedade é tema do 17° GeoSudeste

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Conexão entre Geociências e Sociedade é tema do 17° GeoSudeste

Evento realizado no Rio de Janeiro teve a participação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil




Entre os dias 9 e 11 de outubro ocorreu o 17ᵒ Simpósio de Geologia do Sudeste (GeoSudeste), organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), com a presença de mais de 10 pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O encontro foi realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O tema desta edição foi “Conectando Geociências e Sociedade”, com foco no conhecimento geológico. O evento reuniu geólogos e geocientistas do Sudeste, que realizaram minicursos, debates, apresentações e reflexões sobre os avanços do setor nos últimos dois anos. Além disso, buscou uma interação da Ciência com a Sociedade.

Para o pesquisador do SGB e palestrante Francisco Campos, essa interação entre as geociências e a sociedade é muito importante. “O principal é a tradução dos termos técnicos para uma linguagem mais simples, que todos possam entender. A sociedade já vive as geociências. As geociências estão no cotidiano, na mídia, na vida das pessoas”, ressaltou.


Pesquisador do SGB Francisco Campos durante apresentação sobre o Mapa Escolar de Rochas

“O Mapa Escolar de Rochas que apresentamos no congresso é um ótimo exemplo disso, nós pegamos o mapa geológico e outras informações técnicas que o SGB já possui e traduzimos e transformamos em um produto que pode ser utilizado e compreendido por estudantes do ensino fundamental e médio, ou mesmo para o público em geral”, destacou Francisco.

A assistente da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG) do SGB, Samanta Bittencourt Suprani, falou sobre o trabalho da oficina de fósseis e a difusão das geociências do SGBeduca, desenvolvida na Bacia Carbonífera de Santa Catarina.


Samanta Suprani do SGB e trabalho da oficina de fósseis

De acordo com Samanta, as crianças pintaram as réplicas, permitindo um aprendizado de maneira descontraída. “A oficina mobilizou não só as crianças, mas toda a escola e a comunidade, incentivando a difusão das geociências”, destacou.

Entre os assuntos abordados destacaram-se conteúdos sobre Desastres Naturais, Energia, Geoturismo e Geoconservação. Também ocorreu mini cursos de Geoeducação (Programa SGBeduca), Geoprocessamento e Instrumentos do SGB para planejamento territorial, ministrados por pesquisadores do SGB e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, a equipe participou da mesa redonda, que debateu o diagnóstico e enfrentamento dos desastres socioambientais recorrentes na região Sudeste do país.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir