Caravana Federativa leva a Pernambuco informações sobre pesquisas que fomentam o desenvolvimento do estado

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Caravana Federativa leva a Pernambuco informações sobre pesquisas que fomentam o desenvolvimento do estado

A 8ª edição do evento, promovido pelo governo federal, ocorre em Olinda, nos dias 15 e 16 de abril (segunda e terça-feira)


Olinda (PE), Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, será o palco da 8ª Caravana Federativa, promovida pelo governo federal. No evento, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentará pesquisas que contribuem para ampliar o conhecimento geológico do estado de Pernambuco e fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

As atividades serão realizadas nos dias 15 e 16 de abril (segunda e terça-feira), no Centro de Convenções de Pernambuco, em conjunto com a programação do 7º Congresso Pernambucano de Municípios. Participam desta edição representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos públicos.

“Estamos preparando uma exposição de dados e informações focada na comunicação e divulgação dos nossos produtos, visando ampliar as parcerias que hoje já desenvolvemos com o estado de Pernambuco e gestores municipais”, afirma a superintendente do SGB em Recife, Hortência Assis.

A pesquisadora ressalta que o objetivo é levar ao público uma maior compreensão sobre programas de pesquisa que têm por objetivo atender às demandas da sociedade. “Pretendemos conscientizar o público sobre a importância do livre acesso ao conhecimento geocientífico como ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico e ambiental”.

Destaques da 8ª Caravana Federativa

No estande do SGB no evento, o público poderá conhecer projetos nas áreas de geologia e recursos minerais, hidrologia e hidrogeologia, gestão territorial, prevenção de desastres e divulgação geocientífica. Entre eles, o Mapa Geológico do Estado de Pernambuco – produto que apresenta o inventário geológico do estado. Outros trabalhos que terão destaque são: Atlas Geoquímico do Estado de Pernambuco, Atlas Aerogeofísico do Estado de Pernambuco e o Mapa da Geodiversidade da Região Metropolitana do Recife.

Na Caravana Federativa, os pesquisadores também apresentarão aos governantes, aos gestores públicos e à sociedade em geral pesquisas desenvolvidas na Plataforma Continental Jurídica do estado, além de estudos para prevenção de desastres: Cartografia de Risco Geológico, Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação e Avaliação Geotécnica em Atrativos Geoturísticos – Fernando de Noronha.

Os municípios pernambucanos também são atendidos por ações importantes para o monitoramento dos recursos hídricos, como: Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), Atlas Pluviométrico do Brasil, Rede de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS) e Sistema de Águas Subterrâneas (SIAGAS).

O evento

A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O evento já passou pelos estados: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará e Paraíba, com o objetivo de levar atendimento, informação e a cooperação entre os entes federados.

Serviço 8ª Caravana Federativa

Data: 15 e 16 de abril
Horário: Das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Endereço: Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda, PE

Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Modelo inovador aplica inteligência artificial para monitoramento dos maiores estoques de água doce do Brasil

>>Reunião visa compromisso com a integridade, a transparência e a contribuição para o avanço das geociências no Brasil

>>Lançamento da revista Perícia Federal marca avanço no fortalecimento do combate à extração e ao comércio ilegais do ouro

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir