CABAS: Palestra debate capacidade de infiltração da água no solo na região centro-sul do estado de São Paulo

Terça-feira, 02 de agosto de 2022

CABAS: Palestra debate capacidade de infiltração da água no solo na região centro-sul do estado de São Paulo

Pesquisador do SGB-CPRM, Francisco Marcuzzo, apresentou mapas sobre formação dos solos nos municípios de São Manuel, Botucatu e Pratânia

Analisar e discutir informações dos mapas produzidos de domínios hidrolitológicos, hidrogeologia, volumes anuais de exploração econômica de recursos naturais, capacidade de infiltração da água no solo e espacialização da chuva média anual nos territórios dos municípios de Botucatu, São Manuel e Pratânia, no estado de São Paulo. Esse foi o objetivo do trabalho apresentado pelo pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Francisco Marcuzzo, durante o XXII Congresso de Águas Subterrâneas (CABAS), que começou nesta terça-feira (02), na cidade de São Paulo.

Em sua palestra, Francisco abordou a situação dos municípios, localizados no centro-sul do estado, que possuem parte do seu território na bacia do rio Pranapanema e parte no rio Tietê. O pesquisador utilizou o Mapa Hidrogeológico do Brasil, publicado pelo SGB-CPRM, como principal fonte de dados hidrogeológicos dos municípios, chegando à conclusão de que tanto São Manuel como Pratânia, possuem capacidade muito boa de infiltração de água do solo. De acordo com ele, isso acontece devido ao solo da região ser rico em basalto e dacito; além de arenito, argilito e conglomerado – rochas sedimentares que atuam como agentes transformadores para o percurso da água.

“O mapeamento inicial deste trabalho corrobora como arcabouço inicial de avaliações de recursos hídricos subterrâneos da região”, avaliou Francisco, que, além deste trabalho, ainda irá apresentar estudos e pesquisas voltados à Bacia do Rio Pardinho, bem como sobre a ‘Capacidade de Infiltração do Solo e Chuva Anual na Bacia do Rio Tietê’.

Cabas

O XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (CABAS) acontece entre os dias 2 e 5 de agosto e tem como objetivo debater a importância da preservação e proteção dos aquíferos do Brasil.

Diversos técnicos e pesquisadores do SGB-CPRM irão apresentar palestras e participar de mesas redondas - com profissionais do setor e da área acadêmica - sobre a importância social e econômica das águas superficiais e subterrâneas para o País.

Priscilla Klein
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir