Bacia do Taquari: SGB insere mais estações para acompanhamento da afluência ao Guaíba

Domingo, 05 de maio de 2024

Bacia do Taquari: SGB insere mais estações para acompanhamento da afluência ao Guaíba

Ação facilitará a compreensão da situação pela população e análise dos tomadores de decisão


Foto: SGB

Porto Alegre (RS) - Com o objetivo de facilitar o monitoramento da cheia na cidade de Porto Alegre, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) incluiu temporariamente no SACE da Bacia do Taquari algumas estações para acompanhamento da afluência ao Guaíba, nos rios: Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí e a estação Porto Alegre no próprio Guaíba.

As estações inseridas para acompanhamento do nível no Guaíba foram: Dona Francisca, Rio Pardo, Passo das Canoas Auxiliar (no município de Gravataí), São Leopoldo, Campo Bom e Feliz.

Para Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, a inclusão das estações no SACE do Taquari auxiliarão o acompanhamento da afluência ao Guaíba. “Essa iniciativa facilitará a compreensão da situação pela população e análise dos tomadores de decisão”, informou.

Situação dos níveis na bacia

De acordo com o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Taquari, com dados atualizados às 6h deste domingo (5), com previsões de níveis realizados pelo Serviço Geológico do Brasil, no rio Tainhas, situado em Passo Tainhas e afluente do rio das Antas, há um decréscimo nos níveis de água.

Em Santa Tereza, após um período de elevação, o nível do rio Taquari se estabilizou ligeiramente acima da cota de inundação. Já em Muçum, o rio Taquari ainda apresenta elevação, estando acima da cota de alerta, mas abaixo do nível de inundação.

Nos municípios de Estrela e Lajeado, o nível do rio Taquari continua a subir, ultrapassando a cota de inundação. Mais ao sul, na estação fluviométrica de Bom Retiro do Sul, localizada entre Estrela e Lajeado e a montante do distrito de Vila Mariante, em Venâncio Aires, o nível do rio também se encontra em elevação, excedendo a cota de inundação.

Nas últimas 12h os equipamentos de monitoramento pluviométrico registraram precipitações acumuladas menores em toda bacia, comparado ao dia anterior. Nas cabeceiras do Taquari os totais acumulados são inferiores a 5mm. Os maiores valores de precipitação registrados, entre 20 e 30mm, são verificados na região dos rios Guaporé e Carreiro.

Confira aqui o último boletim com dados sobre cotas e previsões para a Bacia do Rio Taquari.


Confira outros produtos que apoiam a prevenção de desastres na região:

>>Sistema de Alerta Hidrológico;

>>Manchas de Inundação;

>>Mapeamento de áreas de risco;

>>Análise de Frequência de Cotas e Vazões dos Sistemas de Alerta Hidrológico Operados pelo SGB;

>>Análise de Frequência de Cotas e Vazões dos Sistemas de Alerta Hidrológico Operados pelo SGB;

>>Chuvas Intensas e Equações IDF;

>>Ciclone Extratropical do RS em Junho de 2023;


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Lago Guaíba passa de 5 m em Porto Alegre (RS) e registra cheia histórica

>>RS: oito municípios da Bacia do Rio Uruguai têm registros de inundação

>>Comunicado: Serviço Geológico do Brasil está comprometido com gestão de desastres no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir