Museu de Geologia

Endereço:
Rua Banco da Província, 105 - Santa Teresa | Porto Alegre/RS – CEP.: 90840-030.

Horário de funcionamento:
As visitas podem ser feitas em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Atendimento:
O museu realiza apenas visitas guiadas e por meio de agendamento, colocando à disposição um técnico que orienta e acompanha os visitantes.

Contato:
Telefone: (51) 3406-7300
E-mail: museugeo@sgb.gov.br (alessandra.rahel@sgb.gov.br, andrea.sander@sgb.gov.br)



Sobre o Museu

O Museu de Geologia foi criado na Superintendência Regional de Porto Alegre em janeiro de 1995. Sua missão é promover a divulgação das geociências, mostrando a beleza do reino mineral e difundindo seus fundamentos científicos.

O acervo conta com minerais de 23 estados brasileiros e de 52 outros países, sendo composto por raridades como tectitos, meteoritos e minerais de bórax (que o Brasil não produz), além de pedras preciosas brutas (100 tipos) e lapidadas (62 tipos). Um dos destaques do acervo é a lulzaquita, mineral que se tornou conhecido no início do ano 2000, sendo este provavelmente o único espécime no Brasil.

Trabalho Realizado

O museu realiza exposições, palestras e doações de coleções de rochas e minerais a escolas, através do Projeto de Apoio a Escolas - PAE, além de manter um serviço de orientação técnica e científica sobre questões relativas às geociências.

Caso queira saber mais sobre pedras preciosas, cristais, fósseis e outros temas relacionados ou tem interesse em colecionar rochas e minerais, acesse o Canal Escola.

Público

O público do museu abrange principalmente escolas, universidades e ensino técnico, com destaque para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Projeto de Apoio a Escolas - PAE

O Projeto de Apoio a Escolas teve início em 3 de outubro de 1995 com o objetivo de atender a escolas e universidades, prestando apoio técnico em assuntos que envolvem conhecimento geológico. O atendimento pode ser realizado nas dependências da superintendência ou nas escolas, a depender do número de alunos e da disponibilidade da instituição.

O PAE surgiu com o objetivo de prover a escolas e professores material de valor didático relacionado à geologia, como amostras de rochas e minerais (em estoque), dicas de referências bibliográficas, visitas guiadas ao Museu de Geologia e palestras proferidas por geólogos da CPRM a turmas de alunos e/ou professores, além de divulgar as atividades do Serviço Geológico do Brasil - CPRM.
O projeto atua de formas variadas, promovendo principalmente:

  • Informação geológica e científica de qualidade, através da realização de palestras e visitas guiadas ao Museu de Geologia.
  • Serviço de consulta sobre assuntos geológicos, através do canal Serviço de Atendimento ao Usuário - SEUS, mantido pela CPRM.
  • Doação de coleções didáticas de minerais e rochas às escolas, mediante solicitação por e-mail.
  • Apoio a pesquisas bibliográficas na área das ciências da Terra.
  • Palestras e oficinas em escolas, mediante agendamento.
  • Visitas guiadas de alunos e/ou professores.
  • Exposições do Museu Itinerante de Geologia em escolas. O museu conta com uma coleção didática de 40 peças de minerais, rochas e fósseis, sendo permitido o manuseio pelos alunos durante as palestras. Esse contato os possibilita explorar as diferentes características desses materiais.
  • Imprimir