Paulo Afonso Romano

Paulo Afonso Romano

DIRETOR DE INFRAESTRUTURA GEOCIENTÍFICA

Paulo Afonso Romano, Diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB-CPRM desde 2020, é mineiro, nascido em 1942 na cidade de Morro do Ferro (município de Oliveira), e formado em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1966. De 2015 até hoje atua também como membro do Conselho Técnico do Instituto Fórum do Futuro – entidade sem fins lucrativos.

Entre 2015 e 2020 foi Assessor do Diretor-Presidente do SGB-CPRM; Secretário Adjunto da Agricultura do Estado de Minas Gerais (SEAPA-MG) de 2006 a 2014 e entre 1971 e 1974; Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em 2013; Secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de 1995 a 1998; Deputado Federal (MG) entre 1991 e 1994; Presidente da CAMPO - Companhia de Promoção Agrícola (empresa coordenadora do PRODECER - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados) de 1979 a 1991; Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de 1974 a 1979 (Gestão Alysson Paolinelli); Analista do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) de 1967 a 1971.

Em sua longa história profissional sua atuação se destacou na:

  • implantação da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e respectivos Centro de Pesquisa;
  • coordenação da formulação e implantação do POLOCENTRO – Programa de Desenvolvimento dos Cerrados;
  • formulação e negociação do PRODECER - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados;
  • participação em vários órgãos colegiados representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • condução do PNCS - Programa Nacional de Conservação de Solos.
  • representação do MAPA e MMA em vários conselhos, como Conselho Nacional de Política Agrícola, Conselho Assessor da Embrapa Cerrados e Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Escreveu inúmeros artigos sobre agronegócio, desenvolvimento sustentável, gestão integrada participativa dos recursos hídricos, conservação de água e solo, mobilização social, etc. É co-autor do livro “Plantio Direto e o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura”.

  • Imprimir