Serviço Geológico do Brasil lançará 139 Cartas de Anomalias em 2023

Quinta-feira, 25 de maio de 2023

Serviço Geológico do Brasil lançará 139 Cartas de Anomalias em 2023

Novas publicações ampliam o conhecimento geológico do país e permitem a identificação de regiões com potencial mineral
Carta Anomalias - Bonito
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançará, neste ano, 139 Cartas de Anomalias, que contemplam os estados do Pará, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. As publicações reúnem dados geocientíficos que permitem identificar regiões com potencial mineral, de modo a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país. Além disso, há também informações sobre uso e ocupação do solo, que indicam áreas restritivas à exploração.

As Cartas compilam dados de aerogeofísica, geologia, geoquímica e recursos minerais, disponíveis na plataforma GeoSGB. Essas informações permitem visualizar a ocorrência de anomalias, ou seja, características que estejam fora dos padrões geofísicos e/ou geoquímicos podendo ser um indicativo da presença de recursos minerais. Dessa forma, servem como subsídio para gestores públicos e empreendedores.

“A partir dos dados disponibilizados, pode-se decidir em qual região é mais ou menos interessante fazer uma investigação mais detalhada e, assim, diminuir o risco inerente à identificação de novos recursos minerais”, explica o geofísico Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB.

Nos documentos, as informações sobre uso e ocupação do solo indicam áreas indígenas, de proteção ambiental, estradas, rios e cidades. Esse conhecimento é importante porque são locais em que não é permitida a atividade mineral, ressalta o chefe da DISEGE. “Se existir alguma anomalia que indique um potencial risco dentro destas áreas, elas devem ser ignoradas, pois não pode haver a exploração nessas áreas”. Esses dados são gerados pela Divisão de Cartografia (DICART) a partir de dados do IBGE.

Entre 2020 e 2022, o SGB produziu 405 Cartas de Anomalias, com dados sobre os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os documentos estão disponíveis no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo) e na plataforma GeoSGB.

Produção das Cartas de Anomalias – Os produtos são produzidos de forma automatizada, com a utilização de um projeto construído em um software GIS livre. No sistema, as informações são disponibilizadas em um layout padrão e são destacadas as informações geocientíficas mais relevantes para a região que a folha compreende. As Cartas são publicadas em articulações de escala 1:100.00.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir