Meio ambiente: Serviço Geológico do Brasil trata da Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina

Quinta-feira, 08 de junho de 2023

Meio ambiente: Serviço Geológico do Brasil trata da Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina

Atualmente, a recuperação conta com mais de 191 hectares monitorados, trazendo um benefício para cerca de 700 mil habitantes na região.




Preservar o meio ambiente é fundamental, é vida! É nele que estão os recursos naturais necessários para a sobrevivência do ser humano, como água, alimentos e matérias-primas. Baseado nesse contexto, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) aborda iniciativa que trata da Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina.

Desde 2008, o SGB foi designado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para implementar estudos, projetos, obras e serviços de engenharia com o objetivo de recuperar os passivos ambientais de aproximadamente 1.200 hectares de áreas degradadas pertencentes às empresas falidas ou insolventes – Carboníferas CBCA e Treviso –, abrangendo as bacias hidrográficas dos rios Araranguá, Tubarão e Urussanga.

Entre os principais objetivos para a recuperação ambiental, destacam-se a devolução das funções ecológicas e sociais das áreas degradadas e o auxílio na recuperação dos recursos hídricos, atualmente muito impactados pela geração de drenagem ácida de mina, envolvendo a suavização da topografia das antigas pilhas de rejeito, a cobertura com solo argiloso, a drenagem superficial e o reflorestamento com espécimes nativas, além do monitoramento geoquímico das águas superficiais e subterrâneas.

Os problemas ambientais estão relacionados principalmente à intensa modificação da topografia, retirada da cobertura vegetal, deposição de pilhas de rejeitos ricos em pirita (sulfeto de ferro), erosão, lixiviação de material sulfetado e poluição do solo, água e ar. Ocorre também a geração de drenagem ácida devido à oxidação de sulfetos, o que contamina as águas superficiais e subterrâneas. A geração de gases e a combustão espontânea, assim como as pequenas partículas de carvão em suspensão, que contaminam o ar. As atividades minerárias causam interconectividade de águas superficiais com águas subterrâneas e captura de rios e córregos.

A recuperação de áreas degradadas como as em andamento na Bacia Carbonífera de Santa Catarina consistem de ações efetivas de recuperação ambiental, que possibilitam a melhora da qualidade de vida dos habitantes daquela região e ajudam no desenvolvimento sustentável. A recuperação ambiental das áreas mineradas possibilitará também a implementação de novos projetos de agricultura familiar e agronegócio, a atração do turismo e outras ações, como instrumento para a redução da pobreza, aumento da resiliência e redução da vulnerabilidade social da população.

Monitoramento Ambiental

O Plano de Monitoramento Ambiental engloba o monitoramento das águas superficiais e subterrâneas, do solo construído, da vegetação introduzida e da regeneração natural, da fauna e o Projeto de Educação Ambiental da Bacia Carbonífera.

Atualmente, a Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão, na Bacia Carbonífera de Santa Catarina, conta com mais de 191 hectares monitorados, trazendo benefícios para cerca de 700 mil habitantes na região.

O monitoramento ambiental realizado nas áreas recuperadas indica melhorias em vários aspectos de qualidade. Dentre eles, destacam-se a melhoria na qualidade dos recursos hídricos superficiais e o aumento significativo da quantidade e diversidade da vegetação e das espécies da fauna.

Projeto de Educação Ambiental (PEA)

O Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Carbonífera de Santa Catarina está em andamento desde 2020. Foi criado para desenvolver atividade socioambiental, abrangendo os proprietários das áreas e a comunidade do entorno.

Os objetivos são apresentar as atividades de recuperação ambiental de áreas degradadas por carvão e mostrar a importância de conhecer a história local do carvão mineral e como ocorreu o desenvolvimento econômico e social da Bacia Carbonífera.

Alunos do ensino fundamental I e professores da rede pública municipal são o público-alvo. As turmas são escolhidas e organizadas em conjunto com a secretaria de educação municipal de cada prefeitura participante do projeto. Entre as principais atividades oferecidas estão os cursos de atualização em geociências, com oficinas práticas e visitas às áreas recuperadas na Bacia Carbonífera de Santa Catarina, palestras sobre o carvão mineral e as obras de recuperação ambiental executadas pelo SGB, entre outras.

Outras informações sobre a Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina podem ser acessadas aqui.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O trabalho para Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão, na Bacia Carbonífera de Santa Catarina, está alinhado a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam promover, de forma integrada, até 2030, a proteção ambiental, o progresso social e o crescimento econômico:

• Erradicação da pobreza;

• Fome zero e agricultura sustentável;

• Saúde e bem-estar;

• Água potável e saneamento;

• Indústria, Inovação e Infraestrutura;

• Cidades e comunidades sustentáveis;

• Consumo e produção responsáveis;

• Ação contra a mudança global do clima;

• Vida terrestre.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir