Meio ambiente: Serviço Geológico do Brasil atua com expertise para melhor aproveitamento dos recursos hídricos

Quarta-feira, 07 de junho de 2023

Meio ambiente: Serviço Geológico do Brasil atua com expertise para melhor aproveitamento dos recursos hídricos

Trabalhos contribuem para o uso sustentável de água e contam com parcerias nacionais e internacionais




Na Semana do Meio Ambiente, a água destaca-se como fator de equilíbrio para os ecossistemas, além de sua importância para o desenvolvimento da humanidade. Sendo assim, é fato que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

A partir dessa premissa, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), tem a expertise de décadas de atuação em projetos e metodologias pioneiras, contribuindo para o uso sustentável e melhor aproveitamento dos recursos hídricos do país, por meio dos estudos e projetos.

Vale ressaltar que o SGB tem parcerias e acordos técnicos firmados, com destaque para o trabalho desenvolvido com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), além de órgãos estaduais, distrital e federais. Também conta com parcerias internacionais, como o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (ASGMI) e o Comitê Coordenador Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata (CIC-Plata).

Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN)

O Serviço Geológico do Brasil é responsável pela operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), de responsabilidade da ANA. O SGB executa a instalação, manutenção e operação contínua das 4.200 estações de monitoramento hidroclimatológico, que integram a rede básica nacional, com coleta de dados realizada por 3.500 observadores hidrológicos. As informações são disponibilizadas por meio do Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) da ANA, e os dados são utilizados para dimensionamento de estruturas hidráulicas diversas, que permitem o aproveitamento dos recursos hídricos como abastecimento humano, agricultura e geração de energia.

Veja mais informações sobre a RHN aqui.

Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS)

O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) é formado por uma base de dados de poços e de módulos capazes de realizar consultas, pesquisas, extração e geração de relatórios. Atualmente, o sistema possui cerca de 360 mil poços cadastrados. Desenvolvido e mantido pelo SGB, a partir do mapeamento e pesquisa hidrogeológica, o SIAGAS permite a gestão adequada da informação e sua integração com outros sistemas.

Saiba mais sobre o SIAGAS aqui.

Rede Integrada de Monitoramento de Água Subterrânea (RIMAS)

Desde 2012, a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) – projetada, instalada e operada pelo SGB – visa ampliar a base do conhecimento hidrogeológico dos aquíferos brasileiros e acompanhar as alterações espaciais e temporais na qualidade e quantidade das águas subterrâneas, para fins de gestão integrada de recursos hídricos.

Acesse aqui mais informações sobre a RIMAS.

Veja também:

* Programa Nacional de Hidrologia (PNH)

* Sistema de Alerta de Eventos Críticos

* Rede de Laboratório de Análises Minerais

* Portal da Água Mineral

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir