Cartografia de Risco do SGB não identifica áreas de risco geológico alto e muito alto em Araraquara, em São Paulo

Terça-feira, 30 de maio de 2023

Cartografia de Risco do SGB não identifica áreas de risco geológico alto e muito alto em Araraquara, em São Paulo

Resultado se deve à configuração topográfica da região, caracterizada por áreas de relevo suave e ausência de ocupações expressivas às margens de cursos d’água




Na cidade de Araraquara, em São Paulo, não foram identificadas áreas de risco alto nem muito alto, como indica a Cartografia de Risco, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). De modo geral, isso se deve à configuração topográfica da região, caracterizada por áreas de relevo suave e ausência de ocupações expressivas às margens de cursos d’água, que poderiam causar inundações ou enxurradas.

Porém, foram identificadas barragens com processos erosivos e outros danos, que precisam de uma análise mais apurada por equipe especializada. Apesar da análise de estabilidade de barragens e a identificação das áreas com risco de serem atingidas por rompimentos de barragens não fazerem parte do projeto de setorização de riscos geológicos nem serem uma atribuição do SGB, a Prefeitura de Araraquara solicitou à equipe de campo uma visita às barragens, que servem para armazenamento de água, controle de vazão e abastecimento do município. Na ocasião, duas barragens foram visitadas.

Nos taludes das barragens foram identificados processos como: erosão interna, cicatrizes de deslizamentos com processos erosivos, degraus de abatimento, grande número de formigueiros nos arredores, nascente de água na barragem, além de danos à estrutura rígida construída em concreto, com quebra de canal de escoamento do vertedouro, ponto em que foi observado fluxo contínuo de água através de canal escavado pela erosão.

Também foi observado o crescimento desenfreado de vegetação densa no talude da barragem, caso em que a queda de árvores já provoca danos como o arranque das raízes, criando buracos no talude.

O trabalho visa identificar áreas sujeitas a perdas ou danos por eventos adversos de natureza geológica. Os resultados podem subsidiar o poder público na seleção das áreas prioritárias para ações destinadas à prevenção dos desastres. Além disso, o estudo está de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o marco pós-2015 para a redução de riscos de desastres.

É importante ressaltar que, mesmo sem a identificação de áreas de risco em Araraquara, em todo o estado de São Paulo o SGB mapeou 117 municípios e identificou 848 áreas de risco. De acordo com painel sobre risco geológico, mais de 496,7 mil pessoas vivem em setores sujeitos a eventos adversos de natureza geológica, sendo deslizamento o principal deles, seguido por inundação.

Acesse aqui mais informações sobre a Cartografia de Risco de Araraquara.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir