Estudos Hidroquímicos e Isotópicos

Estudos Hidroquímicos e Isotópicos

Este programa, iniciado em 2017, visa aplicar e incorporar técnicas isotópicas nos vários estudos hidrológicos em curso, bem como albergar iniciativas de pesquisa e inovação específicas. As técnicas isotópicas são utilizadas essencialmente para identificar origem, idade e dinâmica de circulação das águas no ciclo hidrológico nos tempos atuais e pretéritos.

O SGB-CPRM foi reconhecido formalmente como Centro Colaborativo (CC) da Agência Internacional de Energis Atômica (AIEA) para o uso e difusão das referidas técnicas no Brasil e no Continente. Vale lembrar que existem apenas 3 CC com esta temática no mundo e o SGB-CPRM é um deles. O programa mantém fortes vínculos científicos e institucionais no país com ANA, UNESP, USP, UFOB, UFSM, UFPR, EMBRAPA, entre outros.

As atividades principais deste Programa são: Operar a rede de monitoramento isotópico de chuva (Rede GNIP) contando com a ajuda de vários parceiros institucionais; Gerar diagnósticos isotópicos dos aquíferos monitorados pela Rede RIMAS; Desenvolver monitoramento isotópico em rios (Rede GNIR), projeto ainda em fase piloto, mas com campanhas realizadas nas Bacias dos Rios São Francisco e Taquari/Coxins; Utilizar as técnicas isotópicas para complementar e melhorar o conhecimento de aquíferos e dinâmicas hidrológicas e hidrogeológicas em locais estratégico e iniciativas em andamento (São Luiz, Manaus, Joinville, Sistema Aquífero Guarani); Desenvolver capacidades analíticas no SGB-CPRM em parceria com a Rede LAMIN (exemplo: a aquisição pioneira do primeiro Espectrômetro de Massa para análise de estáveis em água); Desenvolvimento de pesquisa, inovação e tecnologia no âmbito do SGB-CPRM (exemplo: desenvolvimento de tecnologia na datação de águas muito antigas usando gases nobres 4He e 81Kr).

As respostas isotópicas fornecidas pelo SGB-CPRM precisam estar conectadas às demandas crescentes do cenário hidrológico nacional, desde áreas urbanas com conflitos em torno do uso da água, iniciativas de remediação ambiental em áreas de mineração até a compreensão dos processos geradores de chuva e sua transformação em vazão e recargas.


PRODUTOS E PESQUISAS:



Contato e Informações:

Roberto Kirchheim
E-mail: roberto.kirchheim@sgb.gov.br

  • Imprimir